EVANGELHO DO DIA E HOMILIA – O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

Sexta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

1) Oração

Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

2) Leitura do Evangelho (Mt 10, 16-23)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo, 16Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. 17Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. 19Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. 21O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 23Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem. – Palavra da salvação.

3) Reflexão

Ovelha é o alvo predileto dos lobos. Portanto, não se pode dar sopa perto deles.A ovelha é conhecida pela sua inofensividade e perenidade. E a sua inofensividade a torna uma presa preferível. Pois, não oferece nenhum grau de resistência e muito menos defesa agressiva. Já o lobo, é conhecido por sua vileza, astúcia e voracidade. O bicho não é moleza, ele devora friamente, para isto, basta dar sopa e bobear na sua reta.Jesus comparou os seus discípulos a inofensivas ovelhas à caminho da convivência com os lobos famintos. E consciente dessa dura e perigosa missão que tinham a frente, os advertiu a terem duas posturas nessas circunstâncias: a) SER PRUDENTE, como a serpente. b) SER SIMPLES, como a pomba. A prudência é exaltada na Bíblia, especialmente no livro de Provérbios (livro dos conselhos práticos). “OUVI, filhos, a correção do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência”
(Pv. 4.1).”Entendei, ó simples, a prudência: e {vós}, loucos, entendei {de} coração” (Pv. 8.5).”Eu, a sabedoria, habito {com} a prudência e acho a ciência dos conselhos” (Pv. 8.12).”Compra a verdade, e não a vendas: sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência” (Pv. 23.23).

3) Reflexão

Mt 10,16-23

“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.”

Jesus alerta os discípulos sobre a realidade a que eles irão enfrentar na missão de evangelizar.  Parece mesmo que Ele os assusta, mais essa foi a realidade enfrentada pelos primeiros catequistas, os apóstolos.  Hoje a realidade é outra. Não se ouve falar de nenhum catequista que tenha sido preso ou torturado por causa do Evangelho. Estamos vivendo tempos de paz para evangelizar,  sem ditaduras que perseguem os agentes do bem e denunciadores de injustiças. Só nos resta tomar cuidado com o crime organizado.

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão.  Quanto a esta parte do discurso de Jesus, não podemos afirmar que estamos em paz.  Os noticiários mostram filhos que matam pais, jovens que são mortos em decorrência  da violência espalhada na sociedade.

“Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” .  Essa é a realidade daqueles que vivem na amizade com Deus. Aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus e rezam ao Pai em nome de seu Filho.  O cristão ou a cristã que vive na presença de Deus, e que está empenhado no anúncio do Reino dos Céus, apesar de toda a turbulência do mundo atual, está em paz, confiante, tranqüilo e esperançoso(a).  É impressionante ver quantas pessoas em nossa volta que sofrem, que tropeçam em suas próprias sombras, que sentem dificuldade para realizar as mínimas tarefas vitais, e tudo isso acontece somente porque viraram as costas para Deus, porque não recorrem a  sua proteção, porque estão numa fase de tamanha indiferença na fé, tentando sobreviver apenas com seus recursos humanos limitados.  Por isso estão sofrendo, cambaleando pela estrada da vida, só por causa da teimosia em insistir caminhar só sem Deus. Viver assim não é viver. É penar, como se já estivesse  no próprio inferno em vida. Lamentável a situação desses nossos irmãos, que se afastaram de Deus, e se apegaram ao poder das máquinas, do dinheiro, dos bens materiais, a mando de satanás.

Ao contrário, aquele ou aquela que escolheram o caminho de Jesus, o caminho da verdade, o caminho da luz, estão vivendo a paz de Cristo, a paz da vida eterna de forma adiantada.  Desejo que você seja um destes e que já esteja desfrutando o antegozo eterno. Amém.

5) Oração final

Feliz quem teme o Senhor e muito se alegra nos seus mandamentos. Poderosa sobre a terra será sua descendência, a posteridade dos justos será abençoada. (Sl 111, 1-2)

(REFLEXÃO )
Sobre pastores e lobos
Pastores e lobos têm algo em comum: ambos se interessam e gostam de ovelhas, e vivem perto delas.Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem.
Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas.
Pastores gostam de convívio, lobos gostam de reuniões.
Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra de holofotes.
Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar.
Pastores têm autoridade espiritual, lobos são autoritários e dominadores.
Pastores têm esposas, lobos têm coadjuvantes.
Pastores têm fraquezas, lobos são poderosos.
Pastores olham nos olhos, lobos contam cabeças.
Pastores apazigua as ovelhas, lobos intrigam as ovelhas.
Pastores têm senso de humor, lobos se levam a sério.
Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade.
Pastores têm amigos, lobos têm admiradores.
Pastores se extasiam com o mistério, lobos aplicam técnicas religiosas.
Pastores vivem o que pregam, lobos pregam o que não vivem.
Pastores vivem de salários, lobos enriquecem.
Pastores ensinam com a vida, lobos pretendem ensinar com discursos.
Pastores sabem orar no secreto, lobos só oram em público.
Pastores vivem para suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas.
Pastores são pessoas humanas reais, lobos são personagens religiosos caricatos.
Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco.
Pastores são servos humildes, lobos são chefes orgulhosos.
Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas.
Pastores apontam para Cristo, lobos apontam para si mesmos e para a instituição.
Pastores são usados por Deus, lobos usam as ovelhas em nome de Deus.
Pastores falam da vida cotidiana, lobos discutem o sexo dos anjos
Pastores se deixam conhecer, lobos se distanciam e ninguém chega perto.
Pastores sujam os pés nas estradas, lobos vivem em palácios e templos.
Pastores alimentam as ovelhas, lobos se alimentam das ovelhas.
Pastores conhecem, vivem e pregam a graça, lobos vivem sem a lei e pregam a lei.
Pastores usam as Escrituras como texto, lobos usam as Escrituras como pretexto.
Pastores se comprometem com o projeto do Reino, lobos têm projetos pessoais
Pastores vivem uma fé encarnada, lobos vivem uma fé espiritualizada
Pastores confessam seus pecados, lobos expõem o pecado dos outros.
Pastores pregam o Evangelho, lobos fazem propaganda do Evangelho.
Pastores são simples e comuns, lobos são vaidosos e especiais.
Pastores tem dons e talentos, lobos tem cargos e títulos.
Pastores são transparentes, lobos têm agendas secretas.
Pastores dirigem igrejas-comunidades, lobos dirigem igrejas-empresas.
Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.
Pastores trabalham em equipe, lobos são prima-donas.
Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo, lobos geram ovelhas dependentes e seguidoras deles.
Pastores construem vínculos de interdependência, lobos aprisionam em vínculos de co-dependência.Os lobos estão entre nós e é oportuno lembrar-nos do aviso de Jesus Cristo: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?(Mateus 7:15-16)