EVANGELHO E HOMILIA DO DIA

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXOES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

8 DE DEZEMBRO: FESTA DE MARIA, A IMACULADA

Hoje, estamos celebrando a Festa da Imaculada Conceição de Maria. E celebrar a Imaculada Conceição é celebrar a pessoa de Maria, que, por um privilégio especial de Deus, foi misteriosamente isenta do pecado original e de suas conseqüências, já antes de ser concebida no seio de sua mãe.

Todos os homens vêm a este mundo marcados com o pecado original; Maria foi uma exceção. Esta é a fé professada pela Igreja. Por que Maria foi a escolhida para ser a Mãe de Deus? É claro que essa escolha é um dom gratuito de Deus; Não se prende a mérito nenhum da parte de Maria. É exclusivamente uma iniciativa de Deus. Ele quis, ele escolheu. É o grande mistério do seu amor. E porque escolheu Maria para ser a Mãe de seu Filho unigênito, Deus quis que ela fosse digna de tal Filho. Por isso, já antes de ser concebida no seio de sua mãe, Maria foi preservada do pecado original.

Realizou na sua pessoa, aquilo que São Paulo reza na sua Carta aos Efésios: “Bendito seja o Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que do alto dos céus a abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais… Escolheu-a antes da constituição do mundo, para ser santa e Imaculada diante dos seus olhos… E foi neste estado de “pureza e santidade” que Maria ouviu da parte de Deus o grande anúncio: “Eis que ficarás grávida e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo”. É claro que essas palavras perturbaram a paz de Maria que, sem demora, tentou descobrir o alcance dessa comunicação. Porque não havia nada de sombra de culpa nela para tirar-lhe a acuidade da inteligência, Maria percebeu logo o que estava acontecendo.

E a compreensão do alcance da mensagem de Deus deu-lhe coragem e disponibilidade para dar sua resposta: “Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!” Maria era uma jovem. Não estava casada, mas já era noiva de José. Nem tinham marcado o dia do casamento.

Por isso, a princípio, a palavra de Deus a assustou. Mas quando do lado do próprio Deus veio a luz para ela entender a profundidade do mistério, seu coração se abriu para o alto: “O espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus”.

LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM
RUA JOSÉ CLETO, 320, APTO 304, BLOCO B
BAIRRO PALMARES
31155290 – BELO HORIZONTE –  MINAS GERAIS
(031) 34260069 –

,