EVANGELHO E HOMILIA DO DIA  – O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

                            QUARTA-FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

Pe. Lucas – O que é ser filho e filha de Abraão? João 8,31-42

1)Oração

Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo

1º Leitura: Daniel 3,14-20 3,24-24 3,49-49 3,91-92 3,95-95

 Leitura do primeiro livro de Daniel – Naqueles dias, 14Nabucodonosor disse-lhes: É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que recusais o culto a meus deuses e a adoração à estátua de ouro que erigi?15Pois bem, estais prontos, no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, da cornamusa e de toda espécie de instrumentos de música, a vos prostrardes em adoração diante da estátua que eu fiz?… Se não o fizerdes, sereis precipitados de relance na fornalha ardente; e qual é o deus que poderia livrar-vos de minha mão?16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: De nada vale responder-te a esse respeito.17Se assim deve ser, o Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha ardente e mesmo, ó rei, de tua mão.18E mesmo que não o fizesse, saibas, ó rei, que nós não renderemos culto algum a teus deuses e que nós não adoraremos a estátua de ouro que erigiste.19Então a fúria de Nabucodonosor desencadeou-se contra Sidrac, Misac e Abdênago; os traços de seu rosto alteraram-se e ele elevou a voz para ordenar que se aquecesse a fornalha sete vezes mais que de costume.20Depois deu ordem aos soldados mais vigorosos de suas tropas para amarrar Sidrac, Misac e Abdênago, e jogá-los na fornalha ardente.24Ora, estes passeavam dentro das chamas, louvando a Deus e bendizendo o Senhor.49Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo.91Então Nabucodonosor, admirado, levantou-se precipitadamente, dizendo a seus conselheiros: Não foram três homens amarrados que jogamos no fogo? Certamente, majestade, responderam. _92Pois bem, replicou o rei, eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparência de um filho dos deuses.95Nabucodonosor tomou a palavra: Bendito seja, disse, o Deus de Sidrac, de Misac e de Abdênago! Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.
– Palavra do Senhor.Salmo Responsorial: Daniel 3, 52 – 56

Refrão: A vós louvor, honra e glória eternamente!

  1. 52. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais, digno de louvor e de eterna glória! Que seja bendito o vosso santo nome glorioso, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação!
    53. Sede bendito no templo de vossa glória santa, digno do mais alto louvor e de eterna glória!
    54. Sede bendito por penetrardes com o olhar os abismos, e por estardes sentado sobre osQuerubins, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação!
    55. Sede bendito sobre vosso régio trono, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação!
    56. Sede bendito no firmamento dos céus, digno do mais alto louvor e de eterna glória!

Evangelho: João 8,31-42

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João – Naquele tempo, 31E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;32conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.33Replicaram-lhe: Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres?34Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.35Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre.36Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.37Bem sei que sois a raça de Abraão; mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós.38Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai.39Nosso pai, replicaram eles, é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.40Mas, agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraãonão o fez.41Vós fazeis as obras de vosso pai. Retrucaram-lhe eles: Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus.42Jesus replicou: Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.
– Palavra da Salvação3)Reflexão
* No evangelho de hoje, continua a reflexão sobre o capítulo 8 de João. Em forma de círculos concêntricos, João vai aprofundando o mistério de Deus que envolve a pessoa de Jesus. Parece repetição, pois ele sempre torna a falar do mesmo assunto. Na realidade, é o mesmo assunto, mas é cada vez num nível mais profundo. O evangelho de hoje aborda o tema do relacionamento de Jesus com Abraão, o Pai do povo de Deus. João procura ajudar as comunidades a compreender como Jesus se situa dentro do conjunto da história do Povo de Deus. Ajuda-as a perceber a diferença que existe entre Jesus e os judeus, pois também os judeus e aliás todos nós somos filhos e filhas de Abraão.* João 8,31-32: A liberdade que nasce da fidelidade à palavra de Jesus. Jesus afirma aos judeus: “Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês”. Ser discípulo de Jesus é o mesmo que abrir-se para Deus. As palavras de Jesus são na realidade palavras de Deus. Elas comunicam a verdade, pois fazem conhecer as coisas do jeito que elas são aos olhos de Deus e não aos olhos dos fariseus. Mais tarde, durante a última Ceia, Jesus ensinará a mesma coisa aos discípulos.* João 8,33-38: O que é ser filho e filha de Abraão? A reação dos judeus é imediata: “Nós somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘vocês ficarão livres’?”Jesus rebate fazendo uma distinção entre filho e escravo e diz: “Quem comete o pecado, é escravo do pecado. O escravo não fica para sempre na casa, mas o filho fica aí para sempre. Por isso, se o Filho os libertar, vocês realmente ficarão livres”. Jesus é o filho e vive na casa do Pai. O escravo não vive na casa. Viver fora de casa, fora de Deus, é viver em pecado. Se eles aceitarem a palavra de Jesus poderão tornar-se filhos e terão a liberdade. Deixarão de ser escravos. E Jesus continua: “Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; no entanto, estão procurando me matar, porque minha palavra não entra na cabeça de vocês”. Em seguida aparece bem clara a distinção: “Eu falo das coisas que vi junto do Pai; vocês também devem fazer aquilo que ouvem do pai de vocês”. Jesus lhes nega o direito de dizer que são filhos de Abraão, pois as obras deles dizem o contrário.* João 8,39-41a: Um filho de Abraão pratica as obras de Abraão. Eles insistem em afirmar: “Nosso Pai è Abraão!” como se quisessem apresentar a Jesus o documento de sua identidade. Jesus rebate: “Se vocês são filhos de Abraão, façam as obras de Abraão. Agora, porém, vocês querem me matar, e o que eu fiz, foi dizer a verdade que ouvi junto de Deus. Isso Abraão nunca fez. Vocês fazem a obra do pai de vocês”. Nas entrelinhas, ele sugere que o pai deles é satanás (Jo 8,44). Sugere que são filhos da prostituição.* João 8,41b-42: Se Deus fosse pai de vocês, vocês me amariam, porque eu saí de Deus. Usando palavras diferentes, Jesus repete a mesma verdade: “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus”. A origem desta afirmação vem de Jeremias que disse: “Colocarei minha lei em seu peito e a escreverei em seu coração; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais precisará ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: “Procure conhecer a Javé”. Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão – oráculo de Javé. Pois eu perdôo suas culpas e esqueço seus erros” (Jr 31,33-34). Mas eles não se abriram para esta nova experiência de Deus, e por isso não reconhecem Jesus como o enviado do Pai.4) Para um confronto pessoal

1) Liberdade que se submete totalmente ao Pai. Existe algo assim em você? Conhece pessoas assim?

2) Qual a experiência mais profunda em mim que me leva a reconhecer Jesus como o enviado de Deus?5) Oração final

Bendito és tu, Senhor, Deus dos nossos pais, sejas louvado e exaltado para sempre! Bendito seja o teu nome santo e glorioso! Sejas louvado e exaltado para sempre! (Dn 3, 52)

ORAÇÃO DO MÊS DE ABRIL – VÍDEO PADRE LUCAS –

– Uma vez mais, Senhor, nos recordais o ponto alto de nossa vida de fé: somos anunciadores dos mistérios da morte e ressurreição do vosso Filho Jesus. Por estes mistérios Ele nos desvendou os mistérios da nossa própria vida, também perpassada de morte e ressurreição. É certo, Senhor, que abraçamos alegremente as luzes da ressurreição, mas… como é difícil aceitar as trevas da cruz e da morte. Só mesmo vossa sabedoria revelada na vida do vosso próprio Filho é capaz de nos fazer compreender que não há ressurreição sem morte, mas também que não há morte sem esperança de ressurreição. Tudo isto, Senhor, é tão atual, quando certos grupos se especializaram em vender a ilusão de uma vida sem sofrimento e uma vida terrestre sem fim… Obrigado por este olhar de realismo que nos concedeis.

ORAÇÃO DE ABRIL VÍDEO DO PADRE LUCAS

Preciso muito que você dê um Like, um joinha em cada homilia que lhe envio diariamente… Clique em cima deste site:  Isto é muito importante para a continuidade do meu trabalho evangelizador. Ficar-lhe-ei-lhe muito agradecido se fizer este pequeno gesto. Se tem dificuldade de fazê-lo, peça ajuda de um parente ou amigo. Repito: Seu gesto será muito importante para a continuidade deste nosso trabalho missionário… Com grande amizade do Pe. Lucas de Paula Almeida ORAÇÃO DE ABRIL Jesus Amado, este mês nos apresenta uma caminhada tão contraditória para aqueles que não compreendem o teu amor misericordioso. Nós, cristãos, vamos trilhar contigo o caminho do Calvário e celebrar a tua Paixão e Morte. Mas não será a celebração da tristeza e da dor, mas a celebração da nossa alegria, pois o ápice é a glória da tua Ressurreição e da nossa salvação. Ajuda-nos, Senhor, a sermos testemunhas vivas do teu amor; a anunciar o teu Evangelho com a nossa vida, marcada pela conversão e pela gratidão de sermos perdoados, fruto da entrega que fizeste de ti mesmo na cruz. Fortalece a nossa fé, para que ela alimente a nossa esperança e se torne uma lanterna para nossos irmãos e irmãs, facho de luz a apontar o caminho que leva a ti. Amém!