EVANGELHO E HOMILIA DO DIA

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

CURTA OS VÍDEOS:

JESUS É O BOM PASTOR: https://www.youtube.com/watch?v=Dy89saon1TE&t=2s,

A PARÁBOLA DO BOM PASTOR: https://www.youtube.com/watch?v=medQcyhzzlE&t=4s,

IV DOMINGO DA PÁSCOA :O BOM PASTOR

Iluminada pela luz da Ressurreição, a Igreja relê o Evangelho em plena claridade, superando, inclusive, certa obscuridade que tivesse permanecido nos atos e palavras de Cristo. E vai crescendo, antecipando de certo modo a vida eterna, “de claridade em claridade” -( cfr 2 Cor 3, 18) – na direção da plenitude da luz. E é assim que as leituras do Evangelho na liturgia do Tempo Pascal têm um sabor todo especial, que a Igreja se empenha em fazer- nos degustar.Hoje -IV domingo da Páscoa – encontramo-nos de novo com Jesus, o bom Pastor. Esse Pastor no qual se reflete de maneira plena toda a grandeza que os salmos e os profetas sabiam cantar a respeito de Javé, o Pastor do povo de Israel. Jesus é o Pastor que consagra infinita dedicação às ovelhas do rebanho. Que nada Ihes deixa faltar. Nem águas frescas, nem verde relva, nem segurança contra os perigos do caminho. E nesse Pastor as ovelhas colocam toda a sua confiança. Conhecem sua voz e não a confundem com a voz dos falsos pastores. Eles estiveram presentes no passado e continuam presentes hoje, com recursos ainda mais astuciosos para iludir os fiéis.Jesus é o bom Pastor. Ele o declara solenemente. Mas dá ainda um passo adiante. Declara-se a própria porta do aprisco em que se abrigam as ovelhas. Como Ele se declarou o “Caminho”, a gora se declara a “Porta” (Jo 10′ 7).Por essa porta entram os fiéis no aprisco da Igreja; e, um dia, na casa do Céu. Como diz tão maravilhosamente a carta aos Hebreus: “Temos plena garantia de entrar no Santuário – prefigurado no “Santo dos Santos” do Templo de Jerusalém – graças ao sangue de Jesus. Ele inaugurou um caminho novo e vivo, através do véu, isto é, de seu próprio corpo”(Hb 1 0,19 s). E isso fica ainda mais bonito, se nos lembrarmos de que no lado de Cristo na cruz – no seu coração -se abriu uma porta, a porta da salvação. Santo Agostinho nota que o evangelista se serviu de uma palavra cautelosa -“vigilanti verbo” – para indicar o fato de o centurião transpassar com a lança o lado de Cristo. Não disse “feriu”, nem “rasgou”, nem outro verbo semelhante. Disse “abriu”: “Um soldado abriu-Ihe o lado com a lança, e no mesmo instante jorrou sangue e água” (Jo 19,34). É um fato sobre o qual a reflexão dos séculos tem feito as mais belas considerações; a começar por ver nesse sangue e nessa água o símbolo dos sacramentos da Igreja, sintetizados no Batismo e na Eucaristia. É realmente a porta da salvação.A figura do Bom Pastor sugeriu à Igreja uma fecunda iniciativa, para ser posta em prática todos os anos na celebração desta ocorrência litúrgica. Criou o dia de oração pelas Vocações. E não só vocações sacerdotais, mas também religiosas, uma vez que os religiosos, ao lado dos pastores da Igreja, colaboram de mil maneiras em sua ação pastoral.Hoje os fiéis devem rezar pelos seus pastores. Pelos pastores de hoje e pelos pastores de amanhã. Rezar pelas vocações, pelos seminários, pelos noviciados e por todas as casas de formação sacerdotal e religiosa. A Igreja na sua caminhada apostólica não pode prescindir dessas forças. Cristo formou seus apóstolos, e a Igreja deve seguir seu exemplo. Por isso mesmo, vemos o Santo Padre, secundado pelos Bispos de todo o mundo, empenhar-se em suscitar e cultivar vocações. Ainda não há muito tempo -. 25.03.1992- o Papa publicou a preciosa Exortação Apostólica post-sinodal “Pastores dabo vobis” – Eu vos darei pastores –  sobre esse importantíssimo tema.

Superando com coragem e esperança os ventos contrários do egoísmo, do materialismo e do amor aos prazeres que sopram no mundo, é preciso descobrir que Cristo continua a suscitar em sua Igreja candidatos para o altar, para o claustro e para todas as formas de vida apostólica que embelezam e enriquecem a comunidade cristã. Devemos crer no poder de Deus.

E crer nos valores que sua divina graça coloca no coração dos jovens. Aquela palavra “vem e segue-me”, que Jesus pronunciou tantas vezes nas estradas da Palestina, continuam a ressoar em todas as estradas da História. E não faltam corações jovens -de idade ou de espírito- que as acolham generosamente: “Senhor, eis-me aqui”.Leituras do IV Domingo da Páscoa -Ano A:

1a) At 2,14a.36-41

2a) 1Pdr 2,20b-25

3a) Jo 10, 1-10

EVANGELHO E HOMILIA DO DIA                 

                                             REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA,                                                            

JESUS É O BOM PASTOR – O AMOR TUDO CONHECE, TUDO COMPREENDE JO 10, 1-10

O amor tudo conhece, tudo compreende. Esse tema será desenvolvido agora para refletirmos dentro dessa figura bonita de amor e de carinho que é Jesus, O Bom Pastor. Pelo Bom Pastor nos veio a Salvação. Aliás, uma das idéias mais caras da Bíblia é a idéia do Bom Pastor: Aquele que toma conta das suas ovelhas, que sara. E Deus, quando quis transmitir a sua mensagem para o povo escolheu justamente a imagem do Bom Pastor. Pastor de Israel, do povo, que cuida, que sara, que alimenta é o que rezamos no Salmo 80: Guia José como um rebanho, quer dizer que Deus guia o seu povo como um rebanho. E a imagem de Pastor é usada até para o negativo. O profeta Ezequiel, por exemplo, acusa os maus pastores. Aqueles que maltratam o povo, aqueles que só querem saber do povo naquilo que o mal pastor quer das ovelhas: é a lã, a carne, mas não querem dar a vida por eles. E Deus se diz o Bom Pastor.Com essas palavras tão bonitas em Ezequiel contra os maus pastores, eu serei pastor: buscarei as minhas ovelhas. Tomarei conta delas. E Jesus diz: “Eu sou o Bom Pastor”.No Evangelho de São João 10,10 Jesus se contrapõe ao mercenário, aquele que não é pastor, aquele que cuida das ovelhas só por interesse. É justamente esse que é mercenário não quer correr nenhum perigo. Abandona o rebanho. E o que é que faz Jesus? E já prevê e diz que vai entregar a vida para as ovelhas. E vai fazer isso livremente. Porque ama, porque quer! Não há nenhuma coisa que mova a Deus em nos querer bem. É simplesmente bondade  a caridade de Deus, expressada no Bom Pastor que é Jesus.Outra idéia que Jesus põe para refletirmos é da unidade. O Bom Pastor mantém o rebanho na unidade. Unidas às ovelhas, opera a união entre elas. Como nos diz São João, quando há união, este é o único modo de mostramos ao mundo que nós cremos: “sejam um para que o mundo creia”.E Jesus quer todas as ovelhas juntas no rebanho, no aprisco, no redil. Nenhuma fora dele. A Salvação é também para as ovelhas que não são deste aprisco. Quer dizer: O amor salvador de Deus é maior do que a própria Igreja. Ele quer que todo mundo venha e se torne objeto carinhoso do seu amor de salvação: pagãos e não pagãos. Enfim, Cristo assumiu uma humanidade e se faz irmão de todos. Por outras palavras: “Se o mundo quisesse e fosse capaz de entender que todos os homens e mulheres somos uma família de Deus”.Outra característica do Bom Pastor é aquele que conhece suas ovelhas. Não só conhece, mas chama a cada uma pelo nome. O que quer dizer isso? “Quem ama, conhece e quem conhece, ama”. Ninguém pode amar sem conhecer. E o conhecimento verdadeiro é amor.Aliás, essa palavra bíblica “conhecer” não é igual ao nosso conhecer assim que viu uma pessoa uma vez e acabou. Diz que a conheceu. Não! Não é também este conhecer turístico que passou umas horas na cidade e a pessoa diz que já conhece essa cidade. Não é esse conhecer! É mais do que conhecer porque viu a fisionomia de uma pessoa. Conhecer na Bíblia, (e é esse o conhecer do Bom Pastor) é conhecer no íntimo. É ter a experiência do amor. Aliás, nós temos na literatura quando falam que os esposos se conhecem.E como é que eles se conhecem? É quando chegam mais no íntimo da sua relação de amor. O conhecimento é amor.
É assim que o Bom Pastor nos conhece. Nos conhece na e com intimidade. E há palavras belíssimas como nesse Salmo 139: “Plasmaste meus rins. Teceste-me no amor de Deus”. E a gente poderia perguntar: Será que a recíproca é verdadeira? Nós conhecemos Jesus Cristo também? A sua fé de hoje é a mesma fé de você quando criança? Você cresceu na fé? Ou você tem uma fé infantil? Será que a sua fé é adulta?Jesus nos constituiu pastores. E pastores um dos outros. Pastor não é só Jesus, não. A gente não pode ser mercenários, nem em cuidar dos outros. Caim foi mercenário. Quando Deus foi perguntar para ele onde estava o irmão Abel, ele diz: “Eu sou guarda do meu irmão?” Não, cada um de nós é pastor do outro: Interessar-se pelos outros, ouvir os outros, inspirar nos outros o amor, dividir o que a gente tem com os outros tudo isso é ser pastor.Isso se torna tão bonito no matrimônio, onde cada esposo é pastor do outro: conhece, revela-se um ao outro. Dialoga, dá um tempo pro outro, saem de si, partilham os sentimentos, vivem renúncias. Pois bem. Toda essa idéia de pastor nos enche toda a nossa vida de hoje. Pastor é aquele que conhece, que compreende. E terminamos com a frase que iniciamos: O amor tudo conhece, o amor tudo compreende. Que Deus nos dê essa graça!Leituras do IV Domingo da Páscoa -Ano A:
1a) At 2,14a.36-41
2a) 1Pdr 2,20b-25
3a) Jo 10, 1-10