(João 8,12-20) – Jesus continua dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. -Bíblia explicada em capítulos e versículos – O amanhecer do Evangelho – Reflexões e ilustrações de Padre Lucas de Paula Almeida, CM


  1. ORAÇÃO DO DIA
    Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  2. EVANGELHO JOÃO 8,12-20
    Eu sou a luz do mundo.
    + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,12-20

    Naquele tempo: 12Disse Jesus aos fariseus: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.’ 13Então os fariseus disseram: ‘O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.’ 14Jesus respondeu: ‘Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. 17Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Ora, eu dou testemunho de mim mesmo
    e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim.’ 19Perguntaram então: ‘Onde está o teu Pai?’ Jesus respondeu: ‘Vós não conheceis nem a mim, nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.’ 20Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.
    Palavra da Salvação.

  3. MOMENTO DE REFLEXÃO – A BÍBLIA EXPLICADA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS – JOÃO 8,12-20

Jesus continua dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8,12) 

A primeira impressão da pergunta é esta. Ela é fácil de responder, mas ela tem uma abrangência e conteúdo grande. Vou expor alguns dos elementos que apresentam o versículo. Vejamos o texto como se apresenta em João 8,12:

Jesus continua dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8,12) Bíblia de Jerusalém

Neste versículo Jesus se apresenta como o lugar onde o homem pode se aproximar para beber a água do Espírito. Ele se apresenta como guia que possibilita a saída da opressão vinda da observância da Lei farisaica que conduz as trevas e a morte. Jesus está em Jerusalém, para festividades judaicas e ali acendiam grandes candelabros, que se podiam ver em toda a cidade de Jerusalém (ver Zacarias 14,6). Jesus usando deste simbolismo judaico, se apresenta como luz da humanidade. A luz não é mais a Lei, mas é a Lei de Cristo Jesus.

Jesus proclama-se Messias e Lei (luz = verdade e norma). Esta expressão era usada no ambiente Judaico (Lei, Messias nacional, Templo). A missão de Jesus não se restringe ao povo Judeu, mas tem alcance Universal para todos os povos.

Quando proclamamos Jesus luz do mundo, ligamos os textos de Zacarias (14,6ss) e Isaias (42,6). Estes dois textos proféticos expressam a missão de Jesus, que seria da realização do novo Êxodo, que liberta da opressão e das trevas.

O simbolismo da luz é universal e tem um significado muito amplo. No contexto bíblico, particularmente no Novo Testamento, a luz indica Jesus Cristo. Ele se apresenta como “luz do mundo” e é “a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, a todos ilumina” (João 1,9). “A mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas” (1 João 1,5).

A luz é reflexo da divindade, segundo os textos bíblicos. O significado simbólico da luz é vida, felicidade, alegria, salvação, libertação. Aplicava-se à obra do Messias até o ponto de se designar a este de “Luz”. Algumas citações a título de exemplo. A luz na prisão de Pedro revela o anjo da libertação. Paulo reconhece a presença de Deus na luz que o cega. A nuvem luminosa na transfiguração mostra a presença de Deus. Ele é a luz verdadeira e nele os cristãos habitam.

A luz significa conhecimento, significa verdade em contraposição com a escuridão da mentira e da ignorância. Deste modo, a luz faz-nos viver, indica-nos a estrada. Enquanto gera calor, a luz significa também amor. Onde há amor levanta-se a luz no mundo e o ódio, a escuridão se dissipam.

Ao longo dos séculos Cristo-Luz envolveu mulheres e homens e estes são chamados filhos da luz (Efésios 5,6-14) e tornam-se luz do mundo. O cristão, mediante a sua participação na luz e na vida de Deus por meio de Jesus, transforma-se ele próprio, em instrumento de luz para aqueles que se acham nas trevas. Nas palavras do evangelista são “testemunhas da luz” na medida que apontam para Cristo com a caridade: a bondade para com todos, a carinhosa atenção pelos mais fracos e marginalizados da sociedade, pela partilha e solidariedade, pelo cuidado com os doentes, pela convivência fraterna, pelo diálogo, pela promoção da paz, pela graça do perdão.

Jesus a luz do mundo

Jesus a luz do mundo, não é reconhecido por muitos que preferem deliberadamente as trevas. Nos dias em que estamos, não é de se admirar… eu prefiro a luz.

Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

Jesus é a luz do mundo porque vem revelar e dar a conhecer o Pai que o enviou. O mundo não conhece o Pai e nem a Jesus e por isso não o compreende nem o ouve. Mas aquele que se pôr em seguimento de Jesus terá a luz da vida, e não só neste mundo, mas a luz da eternidade.

É por este motivo que as leis e desejos deste mundo são tão diferentes e na maioria das vezes opostos aos dos cristãos. Porque o mundo caminha nas trevas, mas quem segue Jesus cristo não caminha nas trevas mas terá a luz da vida.

O que nos cega para as realidades do Reino dos céus é justamente o poder da carne sobre nós. O julgamento segundo a carne, isto é, segundo as necessidades do corpo, das paixões, da concupiscência… Mas se seguimos a lei do Espírito, enxergamos o que está além deste chão e dessa existência.

4. CONFRONTO PESSOAL

  1. Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

2. Caminhar na luz. Este é o convite que hoje Jesus me faz. Quer enxergar bem as coisas, quer ter certeza de que não está no caminho errado? Siga Jesus! Pois quem o segue não caminha nas trevas, às escuras, sem saber onde pisa, o que está à frente… Mas terá a luz da vida!

3. Como posso colocar isso em prática?

ORAÇÃO FINAL

Haja o que houver, não vou deixar de seguir Jesus! Para isso, vou me aproximar cada vez mais dele para que o seu amor me dê forças de permanecer fiel!

-II-

(João 8,12-20) – Jesus continua dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

-Bíblia explicada em capítulos e versículos –

– O amanhecer do Evangelho –

                              Reflexões e ilustrações de Padre Lucas de Paula Almeida, CM

  1. ORAÇÃO DO DIA
    Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  2. EVANGELHO JOÃO 8,12-20
    Eu sou a luz do mundo.
    + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,12-20

    Naquele tempo: 12Disse Jesus aos fariseus: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.’ 13Então os fariseus disseram: ‘O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.’ 14Jesus respondeu: ‘Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. 17Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Ora, eu dou testemunho de mim mesmo
    e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim.’ 19Perguntaram então: ‘Onde está o teu Pai?’ Jesus respondeu: ‘Vós não conheceis nem a mim, nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.’ 20Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.
    Palavra da Salvação.

  3. MOMENTO DE REFLEXÃO – A BÍBLIA EXPLICADA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS – JOÃO 8,12-20
JESUS, A LUZ ETERNA E PERFEITA
O candelabro simbolizava Jesus Cristo, a sua Igreja e cada um de nós.
  1. Jesus, a luz do mundo.
    No Apocalipse, o Senhor Jesus anda livremente entre os candelabros (Ap 1.12,13). Na descrição do Evangelista, observamos que somente a luz do Cordeiro é capaz de levar os castiçais a refulgirem. Ele é a luz do mundo (Jo 8.12). Portanto, só podemos brilhar se estivermos em perfeita comunhão com o Filho de Deus. Ele veio a este mundo exatamente para iluminar as regiões da sombra e morte (Is 9.2).
  2. A Igreja é a luz do mundo.
    Aos seus discípulos, o Senhor Jesus foi claro e decisivo: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14). Enquanto Ele estava no mundo, Ele era de fato a luz do mundo (Jo 9.5). Mas após a sua ascensão ao Céu, a missão de iluminar este século passou a ser nossa. E, agora, somos exortados a brilhar não somente como um candelabro, mas como verdadeiros astros (Fp 2.15). Portanto, quanto mais anunciarmos o Evangelho e ensinarmos a justiça divina, mais glorificaremos a Deus com a luz de nosso testemunho e confissão (Dn 12.3).
  3. O crente como luz do mundo.
    Individualmente, o Senhor Jesus exorta cada crente a agir como luz do mundo (Lc 11.35). A luz da confissão de Estêvão brilhou de tal forma, que os seus algozes viram-lhe o rosto como se fosse a face de um anjo (At 6.15). Apesar de apedrejado, o seu testemunho ainda hoje reluz, legando-nos um exemplo de pureza, fé e coragem. Ele foi de fato, em todas as coisas, como um candelabro reluzente e glorioso nas mãos do Senhor.

III. MANTENDO A LUZ BRILHANDO CONTINUAMENTE
A fim de que a nossa luz brilhe continuamente, mantenhamos estas três coisas básicas: nossa união com Cristo, nossa comunhão fraternal e nosso testemunho diário.

  1. Nossa união com Cristo.
    Para reluzirmos como luz do mundo, nossa união com Cristo é imprescindível. O candelabro visto por Zacarias ardia de forma ininterrupta, pois estava ligado a um vaso de azeite, e este, por sua vez, achava-se conectado a duas oliveiras (Zc 4.1-3). Dessa forma, havia um fluxo contínuo de azeite àquele candelabro, que, naquela hora tão difícil para o povo de Deus, brilhava para sempre. Jesus é a “oliveira”, na qual fomos enxertados (Rm 11.17-24). Unidos a Ele, jamais nos faltará o precioso azeite, para vivermos uma vida plena e vitoriosa (1Jo 2.20).
  2. Nossa comunhão fraternal.
    O candelabro, embora se destacasse por seus ricos e variados detalhes, formava uma única peça (Êx 25.31). O mesmo podemos dizer da Igreja de Cristo. Embora formada por membros de várias procedências e origens, constitui um único corpo (1Co 12.13). Agora, todos somos um em Cristo (Rm 12.5). E, por esse motivo, temos de preservar o vínculo do amor fraternal (Ef 4.3; Cl 3.14). Se nos amarmos como Cristo nos recomenda, seremos conhecidos como seus discípulos (Jo 13.34). A Igreja, como o candelabro de Cristo, deve ser reconhecida por sua unidade, por seu amor e por sua comunhão no Espírito Santo (2Co 13.13). Não há luz tão intensa como a comunhão cristã.
  3. Nosso testemunho diário.
    Nosso testemunho cotidiano não deixa de ser uma expressão profética, pois, de forma veemente, protesta contra o pecado. Lembremo-nos de que o candelabro era adornado por figuras de amendoeiras, nas quais brotavam a luz gloriosa (Êx 25.33). Esta foi a árvore que marcou o chamamento do profeta Jeremias (Jr 1.11,12). Na tipologia profética, ela é árvore despertador, por ser a primeira a florescer na primavera. Quando o mundo vê o bom testemunho de um cristão, o nome do Pai Celeste é glorificado (Mt 5.16). Nosso testemunho diário está intimamente relacionado à luz. Se for realmente bom, nosso candelabro cumpre fielmente a sua missão. Eis por que cada um de nós deve ser um padrão de boas obras (Tt 2.7).

CONCLUSÃO
Jesus anda por entre os castiçais. Ele vê nossas obras, sonda nossas intenções e mede a intensidade de nossa luz. Supervisionando-nos, o Senhor remove e tira castiçais (Ap 2.5). Como está a nossa lâmpada? Ela tem de estar rigorosamente limpa, a fim de brilhar intensamente neste mundo tenebroso. Que Deus nos ajude.

PARA REFLETIR
A respeito de “A Lâmpada Arderá Continuamente”, responda:
O que era o candelabro?
Qual o seu significado?
Como ele foi trabalhado?
Por que a Igreja é a luz do mundo?
Como está a sua luz neste momento?

4.  CONFRONTO PESSOAL

1. Jesus anda por entre os castiçais. Ele vê nossas obras, sonda nossas intenções e mede a intensidade de nossa luz. Supervisionando-nos, o Senhor remove e tira castiçais (Ap 2.5). Como está a nossa lâmpada?

2. Ela tem de estar rigorosamente limpa, a fim de brilhar intensamente neste mundo tenebroso. Você concorda com esse versículo?

5. ORAÇÃO FINAL

Haja o que houver, não vou deixar de seguir Jesus! Para isso, vou me aproximar cada vez mais dele para que o seu amor me dê forças de permanecer fiel!