Mc 13, 24-32. – Minhas Palavras não Passarão-
A Bíblia explicada em Capítulos e Versículos-
O Amanhecer do Evangelho-
Reflexões e ilustrações de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CMXXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO B

MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO

 É fácil observar que em nossa liturgia romana há certa correspondência entre as celebrações litúrgicas e o que se passa no clima e nas estações do hemisfério norte.O Natal se celebra no coração do inverno, lembrando a noite fria de Belém e a noite dos tempos dentro da qual brilhou a luz de Cristo.A Páscoa celebra-se na primavera, quando a vida brota em toda parte nos campos e nas florestas. Pentecostes e o tempo que se lhe segue já caminham paralelos ao verão e ao calor que amadurece os frutos, como amadurecem os frutos da vida cristã ao fogo do Espírito Santo. E quando o outono vai despindo as árvores de suas folhas e fazendo rarear as flores nos prados e nos jardins, celebra-se o dia de Finados e aparece a leitura do evangelho do fim do mundo. Há uma sensação de fim, convidando à meditação.Fim do mundo é um tema muito fascinante. Surgiu, até, nos séculos imediatamente anteriores e posteriores à vinda de Cristo, a literatura chamada apocalíptica. Ela anunciava a intervenção de Deus no fim da História e indicava os sinais que a precederiam: terremotos, eclipses e toda classe de sinais no céu e na terra.Criava-se assim uma expectativa cheia de curiosidade e de susto. Como comparou um moderno comentador do Evangelho (Johan Konings), é como quem está aguardando o ônibus. Fica olhando para a estrada, e, cada veículo que desponta na última curva, pensa que é o seu ônibus. Quanta coisa se escreveu, sobretudo na Idade Média, sobre o fim do mundo! Quanto medo já se incutiu, sobretudo em espíritos supersticiosos!Jesus – que não desdenhou servir-se da literatura apocaIíptica – disse uma palavra muito peremptória: ” Acerca daquele dia e daquela hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho, exceto o Pai” (Mc 13, 32).Mas disse também antes disso: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” ( Ib., v 30). O mundo é provisório. Deve terminar. Mas a palavra de Jesus é eterna. E é ela que deve orientar nossa vida e nossas preocupações. Ela nos ensina que não somos provisórios. Somos destinados à vida eterna.Por isso mesmo, a Igreja é eminentemente escatológica, como nos ensina o Vaticano II ( L G, 48) : somos destinados a uma vida futura.Não teria sentido a pregação do Evangelho, não teria sentido a Igreja, não teriam sentido os sacramentos, o culto, a oração, se não fosse essa vida futura para a qual caminhamos.Dentro de nós está plantada a semente do futuro. Ou, mais propriamente falando, já estamos no futuro. Incorporados à Ressurreição de Cristo pelo batismo, já pertencemos ao mundo que há de vir .Cabe-nos viver sabiamente nossa condição de peregrinos neste planeta provisório. Aproveitar bem o tempo -“redimentes tempus” – como está escrito magistralmente na carta ao efésios (Ef 5, 16). Cabe-nos humanizar a terra, fazendo que o Evangelho penetre em todas as estruturas, desde os governos e as organizações políticas, até às artes, à cultura, à técnica, à exploração racional dos recursos da natureza, visando o bem integral do homem: do homem todo e de todos os homens. Sempre me pareceu que, dentre as virtudes teologais, a esperança é uma virtude particularmente luminosa. Ela projeta no meio das sombras da vida presente – onde não faltam as dúvidas, as incertezas e as angústias – um reflexo da certeza da luz eterna.Esperança foi definida como “um empréstimo antecipado de felicidade”. E é assim mesmo. Por isso é que nos diz São Paulo que aqui na terra devemos viver “alegres na esperança” ( Rm 12, 12).Essa esperança é que nos impedirá, inclusive, de nos desalentarmos pelo desconforto do provisório, ou de nos apegarmos ao provisório dos prazeres terrenos.LEITURAS do XXXIII Domingo do Tempo Comum – Ano B:

1ª – Dn 12, 1-3.

2ª – Hb 10,11-14,18.

3ª – Mc 13, 24-32.

Marcos 13,24-32 – A chegada do Reino de Deus e a aparição do Filho do Homem

https://www.youtube.com/watch?v=4YgCaAsiK24&ab_channel=CNBBPadreLucas

A Bíblia explicada em Capítulos e Versículos-
O Amanhecer do Evangelho-
Reflexões e ilustrações de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

Antífona de EntradaMeus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

Oração do dia

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

2. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,24-32

Naquele tempo:
Jesus disse a seus discípulos:
24‘Naqueles dias, depois da grande tribulação,
o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais,
25as estrelas começarão a cair do céu
e as forças do céu serão abaladas.
26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens
com grande poder e glória.
27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra
e reunirá os eleitos de Deus,
de uma extremidade à outra da terra.
28Aprendei, pois, da figueira esta parábola:
quando seus ramos ficam verdes
e as folhas começam a brotar,
sabeis que o verão está perto.
29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas,
ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo,
às portas.
30Em verdade vos digo,
esta geração não passará até que tudo isto aconteça.
31O céu e a terra passarão,
mas as minhas palavras não passarão.
32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe,
nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.
Palavra da Salvação.
Mc 13,24-27: A chegada do Reino de Deus e a aparição do Filho do Homem

A grande pergunta que fica é esta: o que vai acontecer depois da destruição de Jerusalém? Será que o mundo vai acabar? Será que a história vai continuar? Jesus responde com imagens tiradas da profecia de Daniel (Dn 7,1-14). Daniel diz que, depois das desgraças causadas pelos reinos deste mundo, virá o Reino de Deus. Os reinos deste mundo, todos eles, têm figura de animal: leão, urso, pantera e besta-fera (Dn 7,3-7). São reinos animalescos, desumanizam a vida, até hoje! O Reino de Deus, porém, aparece com o aspecto de Filho do Homem, isto é, com aspecto de gente (Dn 7,13). É um reino humano. Construir este reino que humaniza é a tarefa do povo das comunidades. É a nova história que devemos realizar e que deve reunir gente dos quatro cantos do mundo.

Marcos 13,28-32: No fim, Jesus dá três conselhos

Primeiro, com a parábola da figueira. É como se dissesse: “Aprendam das árvores como ler os sinais dos tempos para descobrir onde Deus está atuando e chagando!” (Mc 13,28-31). Em seguida, fala bem claramente sobre o dia e a hora do fim do mundo: “Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos, nem o Filho, mas somente o Pai!” (Mc 13,32). Finalmente, uma última advertência de vigilância. “O que digo a vocês, digo a todos: fiquem bem vigilantes!” (Mc 13,33-37).

Alargando

A vinda do Messias e o fim do mundo

Hoje, muita gente vive preocupada com o fim do mundo. Alguns, lendo o Apocalipse de João, chegam a predizer a data exata do fim. Durante muitos séculos se dizia: “De 1000 passou, mas de 2000 não passará!” Por isso, na medida em que o ano 2000 chegava mais perto, muitos ficavam preocupados. Teve até gente que, angustiada com a chegada do fim do mundo, chegou a cometer suicídio. Mas o ano 2000 passou e nada aconteceu. O fim não chegou! A mesma problemática havia nas comunidades cristãs dos primeiros séculos.

Elas viviam na expectativa da vinda iminente de Jesus. Jesus viria realizar o Juízo Final para transformar a história injusta do mundo cá de baixo e inaugurar a nova fase da história, a fase definitiva do Novo Céu e da Nova Terra. Achavam que isto aconteceria dentro de uma ou duas gerações. Muita gente ainda estaria viva quando Jesus fosse aparecer glorioso do céu (1Ts 4,16-17; Mc 9,1). Havia até pessoas que já nem trabalhavam mais, porque achavam que a vinda fosse coisa de poucos dias ou semanas. Assim pensavam. Mas até hoje a vinda de Jesus ainda não aconteceu! Como entender esta demora? Nas ruas das cidades, a gente vê pintado nas paredes “Jesus voltará!” Vem ou não vem? E como será a vinda?

MUITAS VEZES, A AFIRMAÇÃO “JESUS VOLTARÁ!” É USADA PARA METER MEDO NAS PESSOAS E OBRIGÁ-LAS A FREQUENTAR UMA DETERMINADA IGREJA! NO NOVO TESTAMENTO, PORÉM, A VOLTA DE JESUS SEMPRE É MOTIVO DE ALEGRIA E DE PAZ! O MEDO É PARA OS QUE OPRIMEM E EXPLORAM O POVO. PARA OS EXPLORADOS E OPRIMIDOS, A VINDA DE JESUS É UMA BOA NOTÍCIA!

Quando vai acontecer essa vinda? Entre os judeus, as opiniões eram variadas. Os saduceus e os herodianos diziam: “Os tempos messiânicos já chegaram!” Achavam que o bem-estar deles durante o governo de Herodes fosse expressão do Reino de Deus. Por isso, não queriam mudança e combatiam a pregação de Jesus que convocava o povo a mudar e a converter-se. Os fariseus diziam: “O Messias ainda deve chegar! Vai depender do nosso esforço na observância da lei!” Os essênios diziam: “O Reino prometido só chegará quando tivermos purificado o país de todas as impurezas.”

Entre os cristãos havia a mesma variedade de opiniões. Alguns da comunidade de Tessalônica na Grécia, apoiando-se na pregação de Paulo, diziam: “Jesus vai voltar logo!” (1Ts 4,13-18; 2Ts 2,2). Paulo responde que não é tão simples como eles imaginavam. E aos que já não trabalhavam avisa: “Quem não quiser trabalhar não tem direito de comer!” Provavelmente, eram uns preguiçosos que, na hora do almoço, iam mendigar a comida na casa do vizinho. Outros cristãos eram de opinião que Jesus só voltaria depois que o evangelho fosse anunciado no mundo inteiro (At 1,6-11). E achavam que, quanto maior o esforço de evangelizar, mais rápido viria o fim deste mundo. Outros, cansados de esperar, diziam: “Ele não vai voltar nunca!” (1Pd 3,4). Outros, baseando-se em palavras do próprio Jesus, diziam acertadamente: “Ele já está o meio de nós!” (Mt 25,40).

Hoje acontece o mesmo. Tem gente que diz: “Do jeito que está, está bem, tanto na Igreja como na sociedade!” Eles não querem mudança. Outros esperam pela volta imediata de Jesus. Outros acham que Jesus só voltará através do nosso trabalho e anúncio. Para nós, Jesus já está no nosso meio (Mt 28,20). Ele já está do nosso lado na luta pela justiça, pela paz, pela vida. Mas a plenitude ainda não chegou. Por isso, aguardamos com firme esperança a libertação plena da humanidade e da natureza (Rm 8,22-25).1

4. Para um confronto pessoal

  1. A grande pergunta que fica é esta: Será que o mundo vai acabar? Será que a história vai continuar? O que Jesus respondeu com imagens tiradas da profecia de Daniel (Dn 7,1-14)?
  2. A afirmação “JESUS VOLTARÁ!” é usada para meter medo nas pessoas. Porquê?

5. Oração Final

1. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!/ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.

2. Eis porque meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.

3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!
(Sl 15, 1-3) –