Mt 10,26-33   – NÃO TENHAIS MEDO! – Pe. Lucas

 

EVANGELHO E HOMILIA DO DIA – O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

CURTA ESSE VÍDEO: NÃO TENHAIS MEDO!

Mt 10,26-33   – NÃO TENHAIS MEDO! – Pe. Lucas

EVANGELHO E HOMILIA DO DIA – O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

HOMILIA PARA O XII DOMINGO DO TEMPO COMUM

A liturgia deste domingo nos faz ler uma perícope do evangelho de São Mateus, onde o evangelista reúne várias recomendações de Jesus, que foram pronunciadas em ocasiões diversas. É um desfile de ensinamentos que o Divino Mestre fora distribuindo cá e acolá. Poderíamos, talvez, agrupá-los sob esta grande e confortadora palavra: “Não tenhais medo”.Primeiro, é preciso não ter medo dos homens; do que eles irão dizer, de como irão julgar. No fim triunfa sempre a verdade. Não há nada que agora, esteja oculto e que um dia não se vá revelar. O importante é que aquilo que Jesus ensinou na intimidade – como que nas trevas – os discípulos tenham coragem de dizê-lo em plena luz. E tenham coragem de apregoar sobre os telhados o que Jesus disse ao ouvido.

Depois, é preciso não ter medo da violência dos que nos tiram a vida. Eles podem matar o corpo, mas não podem matar a alma. Esta nós podemos preservar pela nossa fidelidade ao Evangelho. Se alguma coisa devemos temer, é o pecado, porque ele nos pode fazer perder o corpo e a alma na eterna condenação. E aqui vem uma expressiva comparação, para mostrar como nossa confiança deve ser baseada no olhar de Deus que caminha sempre conosco. Se Deus cuida dos passarinhos-comentou Jesus-muito mais cuidará de nós.   Alguém imaginou que Jesus deve ter acompanhado com um sorriso carinhoso estas palavras que disse aos apóstolos: “Vocês valem muito mais do que esses pardais que se vendem no mercado a dois por um centavo. Pois, se o Pai do céu cuida deles, como não cuidará de vocês?” (Mt 10,29 e 31 ). Ao escrever isto, estou me lembrando do que eu mesmo pude ver na Palestina: meninos vendendo pardais em fieiras, como aqui se vendem peixinhos pequenos. É claro que hoje custam mais do que dois por um centavo! É tão importante em nossa vida a consciência dessa presença protetora de Deus! De certo modo Ele cuida de cada cabelo de nossa cabeça. Portanto, não Ter medo! Deus não nos criou para o medo. O mundo de hoje é um mundo povoado de ameaças de todos os lados. Mas quem caminha com Deus não tem medo. E pode empunhar até o estandarte da coragem e animar os outros a caminhar nesse cortejo.Mas, para que isso aconteça, é preciso não ter medo de dar publicamente, em toda parte, testemunho de Jesus perante o mundo. Se aqui na terra nos pronunciarmos – pela palavra e pela vida – em favor dele, temos certeza de que Ele se pronunciará também em nosso favor, diante do Pai que está no céu (cfr Ibid., v 32). 0 que seria desastroso – é Jesus quem o declara – seria se em nossa vida renegássemos a Cristo. Ele teria que nos renegar também diante do Pai que está no Céu (v 33). Que jamais aconteça que Ele tenha de dizer a alguns de nós, mais ou menos o que disse no jardim do Getsêmani: “Não pudestes vigiar uma hora comigo?” (Mt 26,40). Temos as mais belas promessas de Jesus, mas é preciso vigiar e orar, para não cairmos em tentação; pois o espírito é forte, mas a carne é fraca. Assim está escrito no mesmo lugar (v 41).Na primeira carta de São João, encontramos uma afirmação preciosíssima : “O perfeito amor afasta o temor” (1 Jo 4, 18). Isso vale para o dia do julgamento final. Quem ama realmente a Deus, não tem medo. Nele existe o chamado “temor filial”, que é antes o respeito do filho diante da soberana majestade de Deus; mas não inclui nenhum pavor de castigo. Só pode ter medo quem não ama de verdade. Como, aliás, está na mesma passagem da carta que estamos citando: “0 temor implica castigo; e o que teme não é perfeito no amor”.

Mas isso vale também para nossa vida de cada dia. Quem ama, não tem medo. Quem ama a Deus não tem medo de que Deus o desampare. Caminha sempre com Deus e tem certeza de que Deus caminha sempre com ele. É aquela nossa frase tão familiar: “vá com Deus!” Quem caminha com Deus não caminha no escuro. Por isso não tem medo: “0 Senhor é minha luz e minha salvação, De quem terei medo?”(Sl 26,1).Leituras do XI Domingo do Tempo Comum – Ano A:

1a) Jer 20, 10-13

2a) Rom 5, 12-15

3a) Mt 10,26-33