29. Quinta-Feira da SS

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA).

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

LUGAR, DIA E HORA DA PRISÃO, JULGAMENTO E CONDENAÇÃO DE JESUS
LUGAR: Jardim das Oliveiras, Casa dos Sumos Sacerdotes e Sinédrio
DIA: de Quinta para Sexta-feira
HORA: A partir de 21:00hs de 5ª feira até 6ª feira às 3 da tarde.

PERDER A VIDA PARA GANHÁ-LA
Era o fim de julho de 1941. No campo de concentração de A Auschwitz, um oficial passava em revista os prisioneiros perfilados. São escolhidos 10 homens para morrer de fome: É o castigo pela fuga de um prisioneiro. O padre Maximiliano Kolbe se oferece para tomar o lugar de um dos condenados: O número 16.674. Esse possui esposa e filhas. Até à morte, ele será o apoio dos seus companheiros no meio dos sofrimentos. Do cárcere, no fundo de um poço, coava um grito de desespero geralmente. Desta vez sobem cânticos e orações. O padre será o último a sucumbir na vigília na Festa da Assunção

A PALAVRA DE DEUS
“Jesus saiu e como de costume, dirigiu-se ao Monte das oliveiras. Os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar, disse-lhes: “Orai para não entrardes em tentação”.(Lc 22,39-40) “Prenderam-no e levaram-no, introduzindo-o na casa do Sumo Sacerdote (Lc 22,54)”.
“Quando se fez dia, reuniu-se o conselho dos anciãos chefe dos sacerdotes e Escribas e levaram-no para o Sinédrio, dizendo: “Se tu és o Messias, dize-nos?” Ele respondeu: “Se eu vos disser, não acreditareis, e se eu vos interrogar, não respondereis” Mas, desde agora, o filho do homem estará sentado à direita de Deus Poderoso”.
Todos então disseram: “És, portanto o filho de Deus?” Ele lhes declarou: “Vós dizeis que eu sou!” Replicaram: “Que necessidade temos ainda de testemunha? Ouvimo-no de sua própria boca!”(Lc 22,66-71)
“Toda a multidão se levantou; e conduziram-no a Pilatos e começaram então a acusá-lo, dizendo: “Encontramos este homem a subverter nossa nação impedindo que se pague impostos a César e pretendendo ser cristo Rei”.
Pilatos o interrogou: “És tu o rei dos judeus?” Respondendo, ele declarou: “Tu o dizes.” Pilatos perguntou se ele era Galileu e certificando-se de que pertencia à Jurisdição de Herodes, transferiu-o a Herodes que, naqueles dias, também se encontrava em Jerusalém. (Lc 23,1-24)

a) A GENEROSIDADE DO PADRE MAXIMILIANO
Todos nós já ouvimos falar de generosidade. Alguns pensam que ser generoso é dar gordas esmolas. Outros pensam que é suportar um colega de trabalho enfadonho, ou os pais que têm idéias ultrapassadas. Generoso é aquele homem que é capaz de sair de seu mundo, de suas preocupações e pensar nos outros. Generosidade é uma disposição interior do homem, que lhe permite olhar com simpatia para os outros e aos poucos ir colocando estes outros em primeiro lugar, dando prioridade aos seus interesses. Ser generoso não é coisa cômoda . O padre Maximiliano que o diga. No coração do padre havia generosidade, capacidade de doação pelo outro. Generosidade essa que é um reflexo, uma imagem de generosidade de Jesus de Nazaré que havia dito não existir maior amor do dar a vida pelos seus amigos. Não sei se você terá muitas ocasiões de imitar o gesto de Maximiliano Kolbe , mas fato é que se quisermos pertencer ao número daqueles homens e mulheres que vivem o espírito de Jesus deveremos viver esta audácia. Esta violenta e santa audácia de consagrar nossa vida aos outros . Se Kolbe foi audacioso neste grande momento é porque havia aprendido a generosidade nas pequenas coisas da vida

b) O REINO DE CRISTO NÃO É DESTE MUNDO
O Reino de Deus está relacionado com outra vida . Além de não ser um reino exclusivo do povo de Israel , ele não está limitado ao tempo, mas permanecerá para a eternidade. O triunfo final de Cristo e de seu reino se dará depois desta vida ,quando toda a humanidade se apresentar para ser julgada pelo “Filho do Homem “, que virá sobre as nuvens com grande poder e majestade. Quando Jesus foi levado à presença de Pilatos respondeu que de fato era Rei, mas acrescentou : “O meu reino não é deste mundo . Se o meu reino fosse deste mundo , meus ministros haveriam de lutar para que eu não fosse entregue aos Judeus . Mas agora não é daqui meu reino “( Jo 18 ,36 )
Por isso Cristo fundou a Igreja , não para competir com os reinos da terra , mas para elevar tudo a Deus .Portanto a força do cristão não é o dinheiro , nem a ciência, nem a técnica , mas a fé , a esperança e o amor , coisas essas que possuem um valor supraterreno..

c) MONTE DAS OLIVEIRAS E SINÉDRIO
Jesus foi preso no Monte das Oliveiras. O Monte das Oliveiras é uma serra de três km e meio de comprimento, em direção, norte-sul, pouco distante de Jerusalém (At1,12), ao leste da cidade (Zac 14,4), do outro lado do Cedron (Mc 14,26). O Monte das Oliveiras tem três cumes; no do norte (826m) encontra-se a universidade judaica; o do meio (rãs ummet-tala’; 815m) é coroado pelo hospital alemão Augusta Victória. É talvez o lugar da Nobé Bíblica; o cume do sul, o Monte das oliveiras propriamente dito (Gebel et-tur 812m) é o lugar tradicional da Ascensão. Hoje ocupa a aldeia Kefr et-tur, considerada na tradição cristã como a continuação da Betfage dos Evangelhos ( Mt 21,1).
No sudeste Gebel et-tur é ladeado por um cume mais abaixo, o Gebel el-‘azarîye, em cuja vertente ficava Betânia. É pelo Monte das oliveiras que Jesus se aproxima de Jerusalém para a entrada triunfal (Mt 21,1); Lc 19,37 menciona explicitamente que os discípulos, chegando ao ponto onde começa a descida e onde se avista pela primeira vez a cidade santa, foram tomados de um entusiasmo religioso. Nos últimos dias antes da Paixão, Jesus passou a noite no Monte (Lc 21,37;22,39); de João 18,1ss podemos deduzir que isso foi o horto onde o prenderiam (Getsêmani). Mc 11,11 fala numa estadia em Betânia refere-se provavelmente só à noite depois do domingo de ramos; Mc 11,19 onde Betânia não é mais mencionada. Foi nesses dias que Jesus, assentado no monte pronunciou o sermão escatológico (Mt 24,3).
No culto da memória de Jesus a piedade cristã, em busca de abrigo seguro, concentrou-se desde cedo nas grutas de que o monte é tão rico: a gruta da traição ao pé do monte, em Getsêmani; a gruta do sermão escatológico, a gruta de Betânia a vertente oriental. Sinédrio quer dizer conselho, termo esse no NT. indica o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu. Era o conselho dos anciãos mais respeitados. O local onde os sinédrios se reuniam ficava do lado sul o chamado primeiro muro, entre o Xisto, o mercado secundário de uma colunata e a colunata ocidental do templo.

JESUS FOI PRESO, JULGADO E CONDENADO DE QUINTA PARA SEXTA-FEIRA A SABER:

QUINTA FEIRA:
19:00hs: Jesus lava os pés dos seus discípulos (Jo 13,5)
20:00hs: Jesus na última ceia, institui a Sagrada Eucaristia(Jo 13,5)
21:00hs: Jesus no Jardim das Oliveiras (Lc 22,39-43)
22:00hs: Jesus entra em agonia, suando sangue.(Lc 22,44-46)
23:00hs: Jesus recebe o beijo de Judas o traidor. (Lc 22,47-48)
24:00hs: Jesus é apresentado ao Sumo Sacerdote. (Lc 22,54; Jo 18,12-14)

SEXTA-FEIRA:
01:00h : Jesus é acusado por falsas testemunhas e sua face é coberta de escarros. (Mt 26,67)
02:00hs: Jesus é negado por Pedro. (Mt 26,69-75)
03:00hs: Jesus, na prisão, é ultrajado e cuspido. (Lc 22, 63-65)
04:00hs: Jesus, na prisão, recebe o manto de louco. (Lc 23,11)
05:00hs: Jesus, na prisão, sofre em silêncio. (Mt 27,13-14)
06:00hs: Jesus é apresentado ao tribunal de Pilatos. (Mt 27,11-12)
07:00hs: Jesus é desprezado por Herodes. (Lc 23,11)
08:00hs: Jesus é flagelado. (Jo 19,1)
09:00hs: Jesus é coroado de espinhos. (Jo 19,2)
10:00hs: Jesus ao lado de Barrabás é condenado à morte. (Jo 19,15)
11:00hs: Jesus carrega a cruz por nosso amor. (Jo 19,17)
12:00hs: Jesus é despojado de suas vestes. (Jo 19,23-24)
13:00hs: Jesus perdoa ao bom ladrão. (Lc 23,42-43)
14:00hs: Jesus nos entrega Maria por mãe. (Jo 19,25-27)
15:00hs: Jesus morre na cruz. (Jo 19,33)
16:00hs: O coração de Jesus é traspassado por uma lança. (Jo 19,34)
17:00hs: Jesus é tirado da cruz e depositado nos ombros de Maria. (Mc 15,46)
18:00hs: Jesus é sepultado. (Lc 23,50-56)

NA SEXTA-FEIRA CRISTO ERA O MAIS INFELIZ DOS HOMENS
Naquela sexta-feira, Cristo era o mais infeliz de todos os homens. Sozinho, desacreditado, todos fora longe dele. Era preciso que ele morresse para que houvesse mais tranqüilidade.
Há três anos não havia paz, não havia paz na vida dos grandes, não havia paz na consciência dos fariseus. Era preciso que Ele morresse para que a lei de Javé não fosse destruída. Era preciso que lei morresse para que Anás e caifás continuassem os grandes sacerdotes. Era preciso que ele morresse para que a cidade ficasse limpa dos leprosos,
dos cegos, dos mudos, dos paralíticos, dos analfabetos, dos incômodos. Era preciso. E assim foi feito. Os incomodados estavam satisfeitos. O mal feitor estava morto. A consciência religiosa estava tranqüila. O provocador da religião estava morto. A palavra da verdade estava morta. Tudo podia ficar como estava. O renovador estava morto na cruz.
Era mais ou menos às 12 hs quando houve treva sobre toda a terra até às 15 hs, quando desaparece o sol. De repente, rasga-se de alto a baixo o véu do tempo. Uma densa nuvem de escuridão invade toda a terra. Racham-se os rochedos. Por isso, o próprio centurião, o chefe da centúria, o chefe dos soldados romanos, o chefe dos sem homens, aquele comandante brada: “Verdadeiramente este homem não pode ser um homem comum. Ele é o Filho de Deus. Não se trata de um mal feitor.” Alguma coisa aconteceu. Daí por diante, apesar da frustração, apesar da tristeza, apesar do desaponto de tudo acontecerá algo de importante. E Jesus morre na cruz.

PERGUNTAS PARA CONTINUAR A REFLEXÃO
1. Qual o local, o dia e a hora da prisão, julgamento e condenação de Jesus?
2. Que achou do fato da vida: perder a vida para ganhá-la?
3. Qual foi a passagem mais triste que você viu na palavra de deus que fala da condenação de Jesus?
4. Fale da generosidade do Pe. Maximiliano . o que é generosidade?
5. Por que o reino de cristo não é deste mundo?
6. O que aconteceu no monte das oliveiras
7. O que aconteceu com Jesus no Sinédrio?
8. O que aconteceu com Jesus na quinta feira santa?
9. O que aconteceu com Jesus na sexta-feira santa?
10. Por que é que naquela sexta feira Jesus era a pessoa mais infeliz dos homens?