(Mc 4,26-34) – Semente: Pequena e Misteriosa
https://youtu.be/8GHDRISCNU4
História da semente que cresce sozinha -(Mc 4,26-34) –
https://www.youtube.com/watch?v=8GHDRISCNU4&ab_channel=PadreLucas
https://www.youtube.com/watch?v=_1rAxZ8SqIY&ab_channel=PadreLucas
https://youtu.be/_1rAxZ8SqIY
A Bíblia explicada em capítulos e versículos-
O Amanhecer do Evangelho-
Reflexões, ilustrações e vídeo de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
1) Oração
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Marcos 4, 26-34)
Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a sem ente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30 E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de  mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar -se à sua sombra’. 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
– Palavra da Salvação.
3) Reflexão

A semente que cresce sozinha (Mc 4,26-34)

É bonito ver como Jesus, cada vez de novo, buscava na vida e nos acontecimentos elementos e imagens que pudessem ajudar o povo a perceber e experimentar a presença do Reino. No evangelho de hoje ele, novamente, conta duas pequenas histórias que acontecem todos os dias na vida de todos nós: “A história da semente que cresce sozinha” e “A história da pequena semente de mostarda que cresce e se torna grande”.

A história da semente que cresce sozinha (Mc 4,26-29):

O agricultor que planta conhece o processo: semente, fiozinho verde, folha, espiga, grão. Ele não mete a foice antes do tempo. Sabe esperar. Mas não sabe como a terra, a chuva, o sol e a semente têm esta força de fazer crescer uma planta do nada até a fruta. Assim é o Reino de Deus. Tem processo, tem etapas e prazos, tem crescimento. Vai acontecendo. Produz fruto no tempo marcado. Mas ninguém sabe explicar a sua força misteriosa. Ninguém é dono. Só Deus!

A história da pequena semente de mostarda que cresce e se torna grande (Mc 4,30-32):

A semente de mostarda é pequena, mas ela cresce e, no fim, os passarinhos vêm para fazer seu ninho nos ramos. Assim é o Reino. Começa bem pequeno, cresce e estende seus ramos para os passarinhos fazerem seus ninhos. Começou com Jesus e uns poucos discípulos e discípulas. Foi perseguido e caluniado, preso e crucificado. Mas cresceu e foi estendendo seus ramos. A parábola deixa uma pergunta no ar que vai ter resposta mais adiante no evangelho: Quem são os passarinhos? O texto sugere que se trata dos pagãos que vão poder entrar na comunidade e ter parte no Reino.

O motivo que levava Jesus a ensinar por meio de parábolas (Mc 4,33-34):

Jesus contava muitas parábolas. Tudo tirado da vida do povo! Assim ele ajudava as pessoas a descobrir as coisas de Deus no quotidiano. Tornava o quotidiano transparente. Pois o extraordinário de Deus se esconde nas coisas ordinárias e comuns da vida de cada dia. O povo entendia da vida. Nas parábolas recebia a chave para abri-la e encontrar dentro dela os sinais de Deus.

4) Para um confronto pessoal
1) Jesus não explica as parábolas. Ele conta as histórias e provoca em nós a imaginação e a reflexão da descoberta. O que você descobriu nestas duas parábolas?
2) Tornar a vida transparente é o objetivo das parábolas. Ao longo dos anos, sua vida ficou mais transparente ou aconteceu o contrário?
5) Oração final
Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado. (Sal 50, 3-4)

SEMENTE: PEQUENA E MISTERIOSA

A Bíblia explicada em capítulos e versículos-
O Amanhecer do Evangelho-
Reflexões, ilustrações e vídeo de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

                                                      Pe. Lucas de Paula Almeida, CMEstamos encontrando de novo, na Liturgia da Palavra da missa dominical, a parábola do grão de mostarda. Sempre que releio essa parábola, me vem à mente que, se no tempo de Jesus se cultivasse na Palestina o eucalipto, talvez ele tivesse preferido essa planta para a sua comparação: Tão pequenina é a semente de eucalipto! Dir-se-ia microscópica. e tão grande a árvore, que, no seu habitat original – a Austrália – atinge a proporção gigantesca de cem metros e mais de altura. Mas Jesus tirava suas lições da vida de seu povo e da realidade de sua terra. e lá era conhecida de todos a mostarda, comum sobretudo nas margens do lago de Tiberíades e no vale do Jordão. As sementes são pequeníssimas. Mas a planta cresce mais do que qualquer outra hortaliça, atingindo às vezes o tamanho de uma pequena árvore de até quatro metros de altura. Tão grande, como comentou Jesus, que os pássaros do céu podem abrigar-se em seus ramos.E a beleza do crescimento do Reino de Deus. Começa pequeno e humilde, e cresce tão maravilhosamente! Basta pensar na humildade da manjedoura de Belém, na simplicidade da oficina de Nazaré; no grupo humilde dos doze pescadores, escolhidos para serem os apóstolos do Reino. Da humildade desses elementos Jesus fez crescer a grande árvore do Reino, cujo início na terra é a Santa Igreja, que se estendeu por todos os séculos da História, e que hoje, neste final do segundo milênio da vinda de Cristo, está presente em toda parte, apresentando-se, inclusive numericamente, como o maior grupo religioso da humanidade. E – o que é mais importante – a doutrina do Reino, seus ensinamentos de verdade, de justiça e de fraternidade vão impregnando saudavelmente o pensamento dos povos. Muitas vezes não o reconhecem, e lamentavelmente procuram desconhecê-lo, abraçando as trevas em vez da luz, e colhendo depois os frutos amargos do remorso e da derrota moral. Como Jesus disse: “Quem não está a meu favor, está contra mim; e quem não ajunta comigo, dispersa” ( Lc 11, 23).E como não pensar na própria serena majestade da presença de Jesus no mundo? Nenhum nome é mais conhecido. Nenhum tem um fascínio maior para conquistar os corações. Desde as crianças que se encantam com o Menino do presépio, até os jovens que descobrem em Jesus mensagens muito mais ricas do que certos ideais levianos e mentirosos que tentam em toda parte conquistar a juventude, até à gente adulta que acolhe a Jesus como o supremo Mestre da verdade e da dignidade.A parábola do grão de mostarda é conhecida por todos. É até proverbial, para indicar tudo o que começa pequenino e depois cresce e se expande amplamente. O que nem todos conhecem é a parábola que está logo ao lado dessa, a que fala do segredo da germinação da semente. “0 Reino de Deus – disse Jesus – é como um homem que lança a semente à terra: ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra sozinha faz crescer o fruto que ele irá colher. Pri­meiro é um fiozinho de erva, depois a espiga, depois os grãos que enchem a espiga. E, quando o fruto está maduro, o homem toma nas mãos a foice, porque chegou a hora da colheita” (Mc 4,26-29). É um mimoso hino à sabedoria e à gratuidade dos dons de Deus. É Ele quem nos dá tudo, mesmo sem nós o sabermos. Isso vale na ordem da natureza. Quem é capaz de explicar o segredo da germi­nação de uma semente? E vale muito mais na ordem da graça. !: a força de Deus que está no fundo de todo o bem que nós fazemos.Creio oportuno aplicar esta parábola ao mistério da forma­ção dos jovens. Que os pais e educadores lancem no coração de seus filhos e discípulos as sementes do bem. Essa é a sua responsa­bilidade. Mas Deus as fará germinar. Mesmo no meio das confusões que podem acontecer ao longo do caminho, a mão de Deus não os abandona. Inclusive pelas orações de quem lançou as sementes. Um dia o fruto amadurecerá. E o mundo estará melhor.LEITURAS para o XI Domingo do Tempo Comum – Ano B:

1º – Ez 17, 22-24.

2º – 2 Cor 5, 6-10.

3º – Mc 4, 26-34

A HISTÓRIA DE SANTO ANTÔNIO, O SANTO CASAMENTEIRO-POR QUE SANTO ANTÔNIO É CONSIDERADO CASAMENTEIRO?

https://youtu.be/g5wqeJzbXnA
https://www.youtube.com/watch?v=e2dnsEBQlXI&ab_channel=PadreLucas