EVANGELHO E HOMILIA DO DIA – O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

CURTA O VÍDEO DA ASCENSÃO DO SENHOR- A SOLENE ENTRONIZACÃO:

https://www.youtube.com/watch?v=cyr6HwRl4Mc&feature=youtu.be,

 https://www.youtube.com/watch?v=UZkdWPJ6DPk,

Quando, na celebração de um conclave, um dos cardeais atinge a votação necessária para ser eleito Papa – dois terços mais um dos votos – e responde afirmativamente à pergunta do Cardeal Decano que o interroga se aceita o cargo, fica desde esse momento estabelecido, sem mais, à frente da Igreja como seu Pastor universal. A praxe, no entanto, é que esse ato tenha depois uma manifestação solene, numa cerimônia pública. Antigamente era a coroação pontifícia. O Papa recebia a tiara, coroa tríplice que simbolizava seu poder espiritual sobre toda a Igreja; e se sentava num majestoso trono, junto do qual se vinham prostrar sucessivamente os Cardeais, os Arcebispos, os Bispos e os Abades, em sinal de obediência, representando toda a Igreja. A cerimônia era realmente grandiosa e tocante, para honrar o reinado de Cristo, do qual o Papa é o Vigário.Essa cerimônia foi agora simplificada e tornada espiritualmente mais rica. O Papa celebra uma solene missa na Praça de São Pedro, dando um sinal público do início de seu múnus de Pastor universal da Igreja. E é na homilia dessa missa que ele lança sua primeira mensagem para todo o mundo. Como fez o atual Pontífice Papa Francisco, convidando os homens de toda a terra a não terem medo. A abrirem largamente as portas de todos os corações e as fronteiras de todos os países para Nosso Senhor Jesus Cristo. Ainda ressoam no coração da história deste século XXI os ecos dessa grande convocação.Tudo isso estamos lembrando porque nos parece trazer uma comparação muito útil para a reflexão que vamos fazer sobre o mistério da Ascensão do Senhor. Jesus, pelo próprio fato da Ressurreição já está entronizado como Messias. Sua humanidade já entra para o gozo dos privilégios de Filho de Deus. É o que diz São Paulo, falando aos judeus em Antioquia da Pisídia. Com a Ressurreição se realizou o que estava escrito no salmo II: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (v 7).E o que está também no misterioso salmo 109: Cristo foi gerado pelo Pai como o orvalho, antes da aurora. Glorificado pela Ressurreição, Cristo senta-se à direita do Pai ( cfr SI 1 09). “Ele foi estabelecido Filho de Deus com poder, pela sua Ressurreição dos mortos”, diz explicitamente São Paulo (Rm 1,14). Ele que se abatera até se tornar servo, agora lhe é dado o nome de “Senhor”, esse nome que está acima de qualquer outro nome; notando-se que, na linguagem dos hebreus, dar um nome é conferir uma realidade (FI 2,2-10). Pela proclamação desse nome é que se identifica a verdadeira fé dos cristãos: “Se confessares com tua boca que Jesus é Senhor, e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10,9).Pois bem, toda essa maravilhosa realidade que substancialmente já está presente em Cristo pelo próprio fato da Ressurreição, assume uma expressão exterior no mistério da Ascensão. É como a solene missa inaugural do pontificado, que expressa aos olhos do mundo a realidade do poder que o Papa já recebera no momento de sua eleição. Nossa fragilidade humana pede essas demonstrações.E Deus, na sua condescendência, vem ao nosso encontro. E acontece essa beleza que São Lucas descreve com tintas tão vivas no primeiro capítulo dos Atos dos Apóstolos (Cfr At 1,1-11 ).Tem a beleza de uma solene liturgia no Templo, como já tem sido observado. E como a entrada do Eterno Sacerdote no Santuário do céu. A carta aos hebreus nos fala disso primorosamente. E lá se nota como o sacerdote do antigo Templo tinha que entrar uma vez por ano no Santo dos Santos, levando o sangue de animais e oferecendo o sacrifício pelos seus pecados e pelos pecados do povo. Ao passo que Cristo entrou uma vez para sempre no Santuário eterno, através da oferta de seu próprio sangue, para nos conseguir uma redenção eterna (Cfr Hb 9,1-11 ).A Ascensão é um mistério de esperança. Os anjos que aparecem na hora da subida de Jesus ao céu perguntam aos discípulos, que acompanhavam extasiados a cena: “Homens da Galiléia, porque estais aí a contemplar o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado, virá do mesmo modo que para o céu o vistes partir” (v 11 ). É a vinda da Parusia, para a qual todos estamos convocados. Jesus subiu primeiro – como primícias brotando do campo dos mortos – para a nova vida. Nós subiremos também um dia. “Vou preparar-vos um lugar”, foi como disse Jesus    Leituras para a Solenidade da Ascensão -Ano A:

1a) At 1,1-11

2a) Ef 1,17-23

3a) Mt 28,16-20