João 8, 51-59 – Diálogo de surdos entre Jesus e os judeus Vosso pai Abraoa exultou, por ver o meu dia João 8, 51 5 –

A Bíblia explicada em capítulos e versículos,
o Amanhecer do Evangelho –
Reflexões e ilustrações de Padre Lucas de Paula Almeida, CM

A ORAÇÃO DE ABRIL

https://www.youtube.com/watch?v=pRHOs3IHPPA

Uma vez mais, Senhor, nos recordais o ponto alto de nossa vida de fé: somos anunciadores dos mistérios da morte e ressurreição do vosso Filho Jesus. Por estes mistérios Ele nos desvendou os mistérios da nossa própria vida, também perpassada de morte e ressurreição. É certo, Senhor, que abraçamos alegremente as luzes da ressurreição, mas… como é difícil aceitar as trevas da cruz e da morte. Só mesmo vossa sabedoria revelada na vida do vosso próprio Filho é capaz de nos fazer compreender que não há ressurreição sem morte, mas também que não há morte sem esperança de ressurreição. Tudo isto, Senhor, é tão atual, quando certos grupos se especializaram em vender a ilusão de uma vida sem sofrimento e uma vida terrestre sem fim… Obrigado por este olhar de realismo que nos concedeis.

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

                                                                                  Quinta-feira da 5ª Semana da Quaresma1) Oração

Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos de nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas palavras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.1º Leitura: Gênesis 17,3-9

Leitura do primeiro livro de Gênesis – Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe:4“Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos.5De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos.6Tornar-te-ei extremamente fecundo, farei nascer de ti nações e terás reis por descendentes.7Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade.8Darei a ti e a teus descendentes depois de ti a terra em que moras como peregrino, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o teu Deus.”9Deus disse ainda a Abraão: “Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu e tua posteridade nas gerações futuras.
– Palavra do Senhor.Salmo Responsorial: Salmos 104, 4 – 9

Refrão: O senhor se lembra sempre da aliança

  1. 4. Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face.
    5. Recordai as maravilhas que operou, seus prodígios e julgamentos por seus lábios proferidos,
    6. ó descendência deAbraão, seu servidor, ó filhos de Jacó, seus escolhidos!
    7. É ele o Senhor, nosso Deus; suas sentenças comandam a terra inteira.
    8. Ele se lembra eternamente de sua aliança, da palavra que empenhou a mil gerações,
    9. que garantiu aAbraão, e jurou a Isaac,

2) Leitura do Evangelho (João 8, 51-59)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João – Naquele tempo, 51Disse Jesus aos Judeus em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte. 52Disseram-lhe os judeus: Agora vemos que és possuído de um demônio. Abraão morreu, e também os profetas. E tu dizes que, se alguém guardar a tua palavra, jamais provará a morte… 53És acaso maior do que nosso pai Abraão? E, entretanto, ele morreu… e os profetas também. Quem pretendes ser? 54Respondeu Jesus: Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus 55e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra. 56Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria. 57Os judeus lhe disseram: Não tens ainda cinquenta anos e viste Abraão!… 58Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou. 59A essas palavras, pegaram então em pedras para lhas atirar. Jesus, porém, se ocultou e saiu do templo. – Palavra da salvação.3) Reflexão João 8, 51-59

* O capítulo 8 parece uma exposição de obras de arte, onde se podem admirar e contemplar famosas pinturas, uma ao lado da outra. O evangelho de hoje traz mais uma pintura, mais um diálogo entre Jesus e os judeus. Não há muito nexo entre uma e outra pintura. É o expectador ou a expectadora que, pela sua observação atenta e orante, consegue descobrir o fio invisível que liga entre si as pinturas, os diálogos. Deste modo vamos penetrando aos poucos no mistério divino que envolve a pessoa de Jesus.* João 8,51: Quem guarda a palavra de Jesus jamais verá a morte. Jesus faz um solene afirmação. Os profetas diziam: Oráculo do Senhor! Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo!” E a afirmação solene é esta: “Se alguém guardar minha palavra jamais verá a morte!” De muitas maneiras este mesmo tema aparece e reaparece no evangelho de João. São palavras de grande profundidade.* João 8,52-53: Abraão e os profetas morreram. A reação dos judeus é imediata: “Agora sabemos que estás louco. Abraão morreu e os profetas também. E tu dizes: ‘se alguém guarda a minha palavra, nunca vai experimentar a morte’. Por acaso, tu és maior que o nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem é que pretendes ser?” Eles não entenderam o alcance da afirmação de Jesus. Diálogo de surdos..

* João 8,54-56: Quem me glorifica é meu Pai. Sempre de novo Jesus bate na mesma tecla: ele está de tal modo unido ao Pai que nada do que ele diz e faz é dele. Tudo é do Pai. E ele acrescenta: “Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vocês dizem que é o Pai de vocês. Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, eu seria mentiroso como vocês. Mas eu o conheço e guardo a palavra dele.Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria.” Estas palavras de Jesus devem ter sido como uma espada a ferir a auto-estima dos judeus. Dizer às autoridades religiosas: “Vocês não conhecem o Deus que vocês dizem conhecer. Eu o conheço e vocês não o conhecem!”, é o mesmo que acusa-las de total ignorância exatamente naquele assunto no qual eles pensam ser doutores especializados. E a palavra final encheu a medida: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria”.* João 8,57-59: Não tens 50 anos e já viu Abraão! Tomaram tudo ao pé de a letra mostrando assim que não entenderam nada do que Jesus estava dizendo. E Jesus faz nova afirmação solene: “Em verdade, em verdade digo a vocês: antes que Abraão existisse, EU SOU!” Para quem crê em Jesus, é aqui que alcançamos o coração do mistério da história. Novamente pedras para matar Jesus. Nem desta vez o conseguiram, pois a hora ainda não chegou. Quem determina o tempo e a hora é o próprio Jesus.4) Para um confronto pessoal

1) Diálogo de surdos entre Jesus e os judeus. Você já teve alguma vez a experiência de conversar com alguém que pensa exatamente o oposto de você e não se dá conta disso?

2) Como entender esta frase: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria” ?5) Oração final

Procurai o SENHOR e o seu poder, não cesseis de buscar sua face. Lembrai-vos dos milagres que fez, dos seus prodígios e dos julgamentos que proferiu. (Sl 104, 4-5)

Liturgia Diária

1º Leitura: Salmo: Evangelho:
Gênesis 17,3-9 Salmos 104, 4 – 9 João 8,51-59

ORAÇÃO DE ABRIL VÍDEO DO PADRE LUCAS
Preciso muito que você dê um Like, um joinha em cada homilia que lhe envio diariamente… Clique em cima deste site: https://www.youtube.com/watch?v=u6LGY7VJ3lA&feature=youtu.be

Isto é muito importante para a continuidade do meu trabalho evangelizador. Ficar-lhe-ei-lhe muito agradecido se fizer este pequeno gesto. Se tem dificuldade de fazê-lo, peça ajuda de um parente ou amigo. Repito: Seu gesto será muito importante para a continuidade deste nosso trabalho missionário… Com grande amizade do Pe. Lucas de Paula Almeida

ORAÇÃO DE ABRIL

Jesus Amado, este mês nos apresenta uma caminhada tão contraditória para aqueles que não compreendem o teu amor. Nós, cristãos, vamos trilhar contigo o caminho do Calvário e celebrar a tua Paixão e Morte. Mas não será a celebração da tristeza e da dor, mas a celebração da nossa alegria, pois o ápice é a glória da tua Ressurreição e da nossa salvação. Ajuda-nos, Senhor, a sermos testemunhas vivas do teu amor; a anunciar o teu Evangelho com a nossa vida, marcada pela conversão e pela gratidão de sermos perdoados, fruto da entrega que fizeste de ti mesmo na cruz. Fortalece a nossa fé, para que ela alimente a nossa esperança e se torne uma lanterna para nossos irmãos e irmãs, facho de luz a apontar o caminho que leva a ti. Amém!