EVANGELHO DO DIA E HOMILIA – O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

III DOMINGO DA QUARESMA

JESUS E A SAMARITANA

O Evangelho desdobra diante de nossos olhos alguns diálogos notáveis, por beleza redacional e por profundidade psicológica. Um deles é o diálogo de Jesus com dois discípulos no caminho de Emaús, na tarde da Ressurreição. São João tem vários diálogos preciosos. Bastaria lembrar o diálogo com Nicodemos na tranqüilidade de uma silenciosa noite em Jerusalém. Hoje a liturgia da missa nos faz reler o diálogo com a Samaritana, junto ao poço de Jacó, à luz plena do meio-dia. A cena é das mais belas do Evangelho e das mais ricas de ensinamentos. Vale a pena ler, reler, e refletir sobretudo o que aí ficou dito para alimentar a sabedoria da Igreja.

Jesus, ao ver chegar a Samaritana para buscar água no poço, pede-Ihe que lhe dê um pouco d’água. Ele estava cansado. E era a hora mais quente do dia. Nada de mais espontâneo do que pedir um pouco d’água. Mas era o começo de todo um processo de doutrinação e de conversão. A mulher estranhou que Jesus, sendo judeu, pedisse água a ela que era Samaritana. Os dois povos não se entendiam! A resposta de Jesus foi logo um jorro de luz, se bem que envolta em mistério: “Se conhecesses o dom de Deus e se soubesses quem é aquele que te fala, tu é que lhe pedirias água e Ele te daria água viva”. Água viva é a água que brota da fonte, em oposição à água estagnada dos pântanos e das cisternas.

É claro que na Samaritana se despertou logo toda a curiosidade: “Seria esse homem mais importante que Jacó que lhes tinha legado aquele poço para que dele bebessem seus filhos e seus rebanhos? ” Jesus deu um passo adiante: “Quem bebe desta água terá sempre sede de novo. Porém a água que eu vou dar, quem dela beber nunca mais terá sede; e ela se transformará numa fonte que jorrará para a vida eterna”. Quem conhece o Evangelho, se lembrará do que irá dizer Jesus uma vez na festa dos Tabernáculos – festa em que havia um rito alusivo à água – falando do Espírito Santo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. O que crê em mim, segundo diz a Escritura, rios de água viva brotarão de seu seio” (Jo 7,375).

Para definir melhor quem Ele era, Jesus diz à Samaritana: “Vai chamar teu marido”. Ela respondeu que não tinha marido. E Jesus, que lhe lia nos olhos a vida inteira, retrucou: “Dizes bem que não tens marido; porque tiveste cinco, e aquele que tens agora não é teu marido”. Aí ela começou a ver diante de quem estava. E disse a Jesus: “Vejo que tu és um profeta”. Mas desviou logo o incômodo assunto e se voltou para um velho problema que dividia judeus e samaritanos. ‘Nossos pais – disse ela – adoraram a Deus neste monte – o Garizim, que estava bem em frente deles – e vocês judeus dizem que é em Jerusalém que é preciso adorar”.

Jesus lhe respondeu, anunciando uma grande verdade: “Vai chegar uma hora, e é esta, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e verdade. Pois Deus é espírito, e é desses adoradores que ele precisa”. E aí Ele chegou ao momento culminante do diálogo.

Foi quando ela disse: ‘Eu sei que o Messias, o que se chama Cristo, está para vir; e quando Ele vier, nos vai ensinar todas as coisas”. E Jesus respondeu: “Sou eu, que estou falando contigo”. Estamos diante de uma das mais explícitas declarações de Jesus sobre sua identidade como Messias.

Nessa hora chegaram os discípulos, e a mulher, deixando ali seu cântaro, correu para a cidade, para contar a seus concidadãos que tinha encontrado o Messias. E o terá feito com o maior entusiasmo. E muitos samaritanos se converteram. E foram ter com Jesus e o convidaram a ficar com eles. E Jesus ficou ali dois dias, e muitíssimos mais se converteram ( cfr Jo 4,5- 42).

É maravilhoso o caminho da conversão da Samaritana. De pecadora a apóstola! Do fundo da miséria moral de sua vida, ela subiu em poucos momentos para as alturas da fé e do zelo em propagar o nome de Jesus.

Afinal, ela entendera e acolhera o dom de Deus. Seu coração se abriu para as riquezas do Espírito Santo. E ficou a lição dessa página luminosa do Evangelho, dizendo a todo o mundo: “Ah! Se conhecêsseis o dom de Deus!”

Leituras do III Domingo da Quaresma -AnoA:

1a) Êx 17,3-7

2a) Rom 5, 1-2.5-8

3a) Jo 4,5-42